Nesta pesquisa, a trajetória do estudante foi analisada em três dimensões específicas. No entanto, não foi possível avaliar a continuidade dos estudos em outras instituições de ensino superior, pois não tivemos acesso aos dados do censo da Educação Superior necessários para essa análise.
Dados das matrículas dos alunos, oriundos do sistema acadêmico do IFCE, foram cruzados com os registros de emprego formal entre 2017 e 2022. Incluímos no estudo os estudantes que ingressaram no IFCE entre 2009 e 2023 e que apresentaram pelo menos um vínculo empregatício durante o período analisado.
Investigamos se os estudantes, que ingressaram no IFCE entre 2009 e 2023. abriram empresas ou se tornaram sócios, consultando o cadastro de empresas e sócios da Receita Federal. Identificamos como empreendedores aqueles que estavam presentes no cadastro de CNPJ (cadastro único sem corte temporal).
Verificamos a inserção dos estudantes em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), entre 2012 e 2022, utilizando os dados do Coleta Capes.
Matrículas analisadas
Realizamos uma análise abrangente de cerca de 138 mil matrículas de estudantes que ingressaram nos cursos técnicos e de graduação presenciais do IFCE, entre 2009 e 2023.
As matrículas analisadas neste estudo foram extraídas do sistema acadêmico do IFCE, em 07 de fevereiro de 2024, e correspondem a todas as matrículas iniciais dos estudantes que ingressaram no IFCE entre os períodos letivos de 2009.1 e 2023.2. Neste conjunto não estão incluídas as pré-matrículas de estudantes que não confirmaram matrícula na instituição. As situações as matrículas dos alunos na data da extração foram agrupadas em um conjunto menor representando as categorias listadas a seguir:
Categoria de situação de matrícula (elaborada pelos autores da pesquisa) | Situação de matrícula do estudante (registrada no sistema acadêmico do IFCE) |
Conclusão | Concluído Formado |
Cursando | Matriculado |
Em via de conclusão | Aguardando Colação de Grau Aguardando ENADE Concludente Estagiario (Concludente) Projeto Final (Concludente) |
Evasão | Abandono Afastado Cancelado Voluntariamente Falecido Transferido Externo Transferido Interno |
Suspensão temporária | Intercâmbio Trancado Vínculo Institucional |
Mercado de trabalho formal
As 137.715 matrículas analisadas correspondem a 115.021 indivíduos distintos, uma vez que um mesmo aluno pode ter múltiplas matrículas no IFCE, seja por realizar cursos de forma sequencial (como um curso técnico seguido de uma graduação) ou por manter matrículas simultâneas nos casos permitidos.
Esses cerca de 115 mil indivíduos foram pesquisados em cada um dos anos avaliados da RAIS (2017 a 2022), e, quando foi encontrada correspondência, suas informações sobre o trabalho formal exercido foram registradas.
É importante destacar que um mesmo indivíduo pode ter sido localizado em todos os anos da RAIS, em alguns deles, ou não ter sido localizado. Nos casos em que houve múltiplos vínculos empregatícios para um indivíduo, foi considerado o mais recente. Além disso, vínculos inativos na RAIS também foram considerados para caracterizar o perfil do trabalho exercido pelos estudantes do IFCE.
Empreendedorismo formal
Os cerca de 115 mil indivíduos mencionados foram pesquisados na base de dados do Cadastro de Pessoa Jurídica da Receita Federal, disponível ao público. Para relacionar os dados dos estudantes com as informações da tabela de sócios de empresa da Receita Federal, utilizamos o nome e o CPF mascarado do estudante, formando uma chave composta que permitiu o cruzamento dos dados.
Os resultados foram integrados com outras tabelas, possibilitando a identificação de informações sobre os estabelecimentos e empresas fundados pelos estudantes do IFCE.
Continuidade de estudos em pós-graduação
De forma semelhante ao método utilizado para relacionar os registros do sistema acadêmico do IFCE com o cadastro de empresas da Receita Federal, realizamos a identificação dos estudantes na base do Coleta Capes. Utilizamos o nome e o CPF mascarado para correlacionar com os dados da pós-graduação e obter as matrículas relacionadas aos estudantes que passaram pelo IFCE entre 2009 e 2023.